5 DICAS PARA MELHORAR A GESTÃO FINANCEIRA DA EMPRESA

Existem práticas diárias que podem aprimorar a gestão financeira da organização. alinhar processos, investir em tecnologia e fortalecer a transparência são os principais pontos capazes de promover melhorias nessa área. confira algumas dicas!





1. Automatize processos

Todo processo realizado na empresa gera dados reveladores sobre a situação financeira. da aquisição de matérias-primas à concretização das vendas, uma série de recursos são movimentados para que a organização cumpra seus propósitos. caso não haja controle rigoroso em cada uma das atividades, a gestão das finanças também pode ficar comprometida.

Controlar esses dados manualmente, no entanto, não é recomendado. imagine que as vendas sejam inseridas em uma planilha por um funcionário. se ele esquecer de fazer algum registro ou se informar valores, quantidades e modelos incorreta- mente, o controle da empresa já estará comprometido, até mesmo para as questões mais simples, como a reposição de itens no estoque, por exemplo.

Para diminuir esse risco, a empresa deve adotar um sistema de gestão empresarial, que a permita automatizar a maior parte dos processos. esses softwares, conhecidos como ERPs, são desenvolvidos em módulos, possibilitando a personalização das tarefas – por exemplo, associando a emissão de notas ao sistema. por meio de ferramentas como essa, é possível centralizar todos os dados importantes das operações em um único programa.


2. Controle o fluxo de caixa

Administrar a entrada e a saída de dinheiro do caixa da empresa é uma das atividades mais importantes do controle financeiro. essas movimentações fazem parte da rotina da organização, por isso, o acompanhamento precisa ser diário, considerando os pagamentos feitos e os valores recebidos. assim, é possível identificar se o saldo do dia foi positivo ou negativo. essa é a melhor forma de evitar o descontrole das finanças.

Todas as informações devem, depois, ser passadas à contabilidade, que usará os dados para fazer a conciliação bancária, elaboração de relatórios e cumprimento de obrigações. empresas com processos automatizados conseguem gerenciar melhor o fluxo de caixa, pois esse relatório já pode ser elaborado automaticamente.


3. Conheça a situação econômica da empresa

É natural que sócios e administradores tenham domínio sobre a atividade principal da empresa e enfrentem dificuldades com a gestão. Ou seja, eles conhecem muito bem a parte da técnica, mas têm um baixo domínio sobre gerencia- mento financeiro. para empreender, não é necessário dominar todos esses pontos, porém, é preciso manter-se bem informado sobre tudo. na parte financeira, então, mais ainda. Mensalmente, as áreas competentes e o escritório de contabilidade geram relatórios que detalham o desempenho financeiro da organização. esses dados precisam ser compreendidos e analisados para melhorar a tomada de decisões no dia a dia. O acompanhamento mensal também evitará surpresas desagradáveis e permitirá adotar medi- das corretivas para que problemas pontuais não se convertam em uma crise.


4. Avalie o desempenho financeiro

Como saber se os resultados financeiros e operacionais diários estão dentro do esperado? por meio de indicadores de desempenho. projetar metas e acompanhar a evolução delas é algo indispensável para melhorar a gestão da empresa como um todo, além de favorecer os objetivos do negócio.

Por meio da avaliação de desempenho é possível gerenciar uma série de indicadores, como lucratividade, custo, retorno dos investimentos, desperdício, etc. dependendo dos programas de gestão usados na empresa, esses controles podem ser automatizados de forma muito simples.

É comum que esses softwares ofereçam painéis de controle, exibindo a evolução dos indicadores e gerando relatórios de acompanhamento. O papel dos gestores é controlar esses dados para entender os fatores que estão contribuindo para os resultados, sejam eles negativos ou positivos.


5. siga as recomendações do contador

O contador é o profissional qualificado para avaliar a situação financeira da empresa. essa atividade só pode ser realizada se ele tiver acesso às informações de que precisa para fazer as análises financeiras e contábeis, dentro do prazo solicitado. Observar as recomendações do escritório contábil, portanto, é fundamental para que o controle seja mantido em dia. além disso, o contador pode orientar a empresa tanto em momentos de crise, indicando correções necessárias para a sustentabilidade, quanto na expansão dos negócios, projetando as melhores opções para otimizar os investimentos.


(Conteúdo desenvolvido pela Editora Quarup www.editoraquarup.com.br)

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CONTATO

FALE CONOSCO

PELO WHATSAPP

WhatsApp-icone.png

95 3625-5513

É SÓ CLICAR NO ÍCONE

  • Preto Ícone Facebook

 Rua: Jair Alves dos Reis , 142 
Bairro: Jardim Floresta 
CEP: 69312-148
Boa Vista - RR 

 

​​​​© 2023 by Jeffrey & Mitchell. Proudly created with Wix.com